Skip to content

Defesa Civil solicita abertura das comportas da barragem Leopoldina

Às 15h05 desta segunda-feira (3), uma nova aferição foi realizada e o nível do Rio Capivari marcou na régua 0.94 centímetros

A Defesa Civil de Capivari solicitou a abertura total das comportas da barragem Leopoldina, localizada na cidade de Rafard, na noite deste último domingo (2/2) à empresa Raízen. A ação visa o escoamento das águas das chuvas locais.

Segundo a meteorologia teremos um mês de fevereiro com chuvas acima da média, somente essa semana (3 a 7 de fevereiro de 2020), está previsto um acumulado de 132mm de chuvas para Capivari, com Campinas e Monte Mor com valores aproximados.

Em nova aferição feita às 15h05, na tarde desta segunda-feira (3), o nível do Rio Capivari marcou na régua 0.94 centímetros. O transbordamento pode ocorrer quando o manancial atinge 2 metros.

Desde o início de dezembro, a Defesa Civil realiza o PAI (Plano de Ação Imediata), que consiste em diretrizes para preservação de vidas e redução de danos materiais e ambientais decorrentes de possíveis alagamentos associados ao período chuvoso. O PAI acontece junto à Operação Chuvas de Verão 2019/2020, da Defesa Civil Estadual.

Conforme o diretor da Defesa Civil de Capivari, Júlio Capóssoli Neto, o PAI, criado em 2013, é, principalmente, para o atendimento à população com moradia em áreas de risco de enchentes, informando a respeito dos trabalhos de prevenção de alagamentos e orientando as pessoas sobre como devem agir nestes casos. A Defesa civil realiza constante monitoramento do nível da régua da água do rio Capivari instalada na ponte da avenida Pio XII, bem como da régua eletrônica instalada na Ponte do Santoro, além do acompanhamento em tempo real de toda a rede telemétrica do rio em Campinas e Monte Mor, dados esses fornecidos por diversos órgãos de monitoramento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content